sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

AÇÚDE FECHAS – JOSÉ DA PENHA

 


AÇÚDE FECHAS – JOSÉ DA PENHA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Por iniciativa do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra Secas) foi construído o AÇUDE FLECHAS, também conhecido como o açude da BARRA , situado na Microrregião de PAU DOS FERROS, na Mesorregião OESTE, do Estado do RIO GRANDE DO NORTE, com uma capacidade hídrica de 8.949.675 m3 de água (IDEMA, 2006). Este reservatório possui como sua principal funcionalidade o abastecimento de água para a sede do município e de parte da zona rural. Vale salientar que a água destinada a zona urbana passa por todo um processo de tratamento até chegar às residências, enquanto na zona rural o abastecimento é feito de forma particular, onde cada morador possui seu próprio mecanismo de captação de água diretamente do açude, sem qualquer tipo de tratamento. Nesse contexto, um dos aspectos que merecem ser destacados é o processo de uso e ocupação do solo nas margens deste reservatório, uma vez que a partir de sua construção houve um maior desenvolvimento de atividades voltadas para agropecuária, por ser justamente essas áreas nas proximidades do reservatório de água mais propensas ao desenvolvimento de tais atividades.

O uso e ocupação do solo nas áreas próximas do açude se deram também pelos primeiros núcleos populacionais que se aglomeraram em toda a sua extensão territorial. Assim fica evidente a necessidade de se realizar um estudo deste ambiente, levando-se em conta o uso e ocupação do solo em suas margens, considerando seu papel como fonte de recursos para a população que dele usufrui e, fundamentalmente, identificar as consequências que a ação humana traz para esse ambiente com relação ao uso e ocupação do solo. Sobre o uso e ocupação do solo, Mota (1995, p.109) aponta que devem ser considerados “os aspectos naturais do meio físico que possam ter influência sobre os recursos hídricos. Estes condicionamentos devem ser estudados em conjunto, de modo a garantir o uso e a ocupação da área evitando o máximo possível de mudanças ambientais”

O município de José da Penha situa-se na Mesorregião Oeste Potiguar, pertencendo a Microrregião de Pau dos Ferros, estando localizado a 6° 19’ 00’’ de latitude Sul e 38° 16’ 53’’ de longitude Oeste (IDEMA, 2008). Geograficamente, o município de José da Penha limita-se ao Norte com Riacho de Santana ao Sul com Paraná e Major Sales, a Leste com Marcelino

FONTE -

OZANA LEITE DE FONTES Graduada em Geografia do CGE/CAMEAM/UERN

ALEXSANDRA FERNANDES DE QUEIROZ  - Professora   do IFRN, Campus de Caicó - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário